A automação residencial é a tecnologia que automatiza tarefas que habitualmente ficam por conta de serem executadas manualmente pelos moradores da residência. A automação proporciona aos usuários conforto, otimização do tempo, devido a diminuição de tempo destinado a fazer coisas rotineiras, e principalmente segurança.
As soluções do mercado de automação residencial vêm crescendo cada vez mais, e conquistando um grande espaço no mercado de consumo. Por conta do aumento na demanda, as soluções estão cada vez mais completas e inovadoras, buscando assim atender as principais funções e necessidades. Dentre essas necessidades as mais procuradas visam aumentar a eficiência de diversas aplicações domésticas.
Dessa forma, a automação residencial serve para gerenciar consumo de energia, iluminação e segurança, melhorar a climatização do ambiente, entre outras funcionalidades.
Separamos as principais novidades e tendências no setor de automação residencial, que complementam ainda mais o seguimento de Smart Home (Casa Inteligente).
Conectividade
Atualmente há diversas opções no mercado que possuam conectividade como funcionalidade principal. Há sistemas que possuem caixas acústicas e módulos com receptores Bluetooth ou conexões P2, essas funcionalidades permitem a integração de dispositivos portáteis à rede sonora da casa.
Multi-Room Audio
Essas instalações permitem que cada ambiente da casa tenha independência sonora possibilitando que seja controlado por aplicativos móveis, permitindo assim a sincronizar músicas de acordo com a preferência em diferentes cômodos da casa.
Névoa
Com essa tecnologia ao invés dos dados serem armazenados na nuvem, os dados e informações são processados em local próximo onde são gerados, no próprio dispositivo, em um computador ou servidor local. Dessa forma os dispositivos e equipamentos terão maior autonomia e responsividade.
Assistente de Voz
Através dessa inovação os recursos de automação residencial podem ser acionados a partir de comando de voz. Essa é uma funcionalidade muito útil principalmente para os usuários idosos, que muitas vezes não possuem tanta familiaridade com smartphones. Já estão sendo trabalhados recursos que envolvam controle por gestos ou reconhecimento facial, mas são tendências para os próximos anos.
Iluminação
Há uma nova geração de lâmpadas chegando que possibilitam o ajuste de luz e variação de cor através de dispositivos smarts. Isso também vale para regulagem de temperaturas e qualidade do ar dentro dos ambientes.
http://sonorizacaodeambientes.com.br/blog/automacao-residencial/
Tags : assistente de voz, automação, automação residencial, automação residencial em São Paulo, automação residencial na Chacara Inglesa, automação residencial na Chácara Klabin, automação residencial na Saúde, automação residencial na Vila Brasilio Machado, automação residencial na Vila Clementino, automação residencial na Vila da Saúde, automação residencial na Vila do Bosque, automação residencial na Vila Firmiano Pinto, automação residencial na Vila Guarani, automação residencial na Vila Gumercindo, automação residencial na Vila Monte Alegre, automação residencial na Vila Santo Stefano, automação residencial no Bosque da Saúde, automação residencial no Jardim da Saúde, automação residencial no Jardim Previdencia, automação residencial no Mirandópolis, automação residencial no Parque Imperial, automação residencial no Planalto Paulista, automação residencial no São Salvador, conectividade, smart, smart home, sonorização, sonorização de ambiente, tecnologia, tendência de mercado, tendências