Conheça as regras estabelecidas pelo Contran, as dicas para manutenção e saiba onde instalar o seu insulfilm automotivo com qualidade de aplicação e garantia 

A partir dos anos 2000, o insulfilm automotivo caiu no gosto dos brasileiros e transformou-se praticamente em um acessório “obrigatório” para os motoristas que visavam mais segurança, estilo e até proteção contra os raios solares.

Mas, existem leis específicas no que diz respeito às características do produto, além de todo o cuidado para conservação e manutenção deste tipo de acessório.

Por isso, preparamos esse conteúdo com as regras, cuidados e como identificar que o insulfilm automotivo precisa ser trocado. Confira!

Leia também: Envelopamento automotivo: como é a instalação e manutenção

Conheça as características exigidas por lei para a utilização do insulfilm automotivo

De acordo com as leis estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran, a transparência mínima dos vidros e das películas deve ser de 75% para o para-brisa, 70% para os vidros laterais e 28% para os demais vidros, o que acaba se referindo principalmente ao traseiro, nos veículos de passeio.

Caso o insulfilm utilizado não esteja de acordo com a lei, o motorista pode ser multado em 5 pontos na carteira, além do valor em dinheiro que varia de acordo com cada estado.

Saiba mais: Módulo de vidros elétricos: saiba como identificar problemas

Conheça o procedimento adequado para a instalação deste acessório automotivo

A instalação do insulfilm automotivo deve ser realizada em oficinas credenciadas com mão de obra qualificada e que ofereça garantia.

Antes da aplicação, os vidros do veículo precisam de limpeza com água e sabão. Após a instalação, o carro precisa ficar 3 dias em média sem abrir os vidros para que a cola possa secar e o produto fixar corretamente. O motorista também deve ficar em acionar o desembaçador durante 5 dias.

Geralmente, a vida média do insulfilm automotivo é de 5 anos, desde que os motoristas tomem os cuidados necessários.

Você pode se interessar: Manutenção automotiva: saiba como identificar problemas na bobina de ignição

Saiba como cuidar do insulfilm do seu carro

Para realizar a manutenção e evitar problemas como bolhas e até o descolamento do insulfilm automotivo, é importante utilizar apenas sabão neutro, um pano limpo e água morna para limpar a película.

Vale destacar que esponjas abrasivas e produtos como limpa vidros ou que contenham amoníacos e derivados em suas fórmulas não devem ser utilizados, pois causam a oxidação do acessório.

Veja também: Saiba como funciona a película antivandalismo

Entenda quando trocar a película dos vidros do seu automóvel

Quando o insulfilm automotivo ultrapassa os 5 anos de garantia, pode ser que ele comece a perder sua cor original. Esse é o gatilho que o motorista deve observar para proceder a troca.

Caso apareçam outros problemas causados pela má conservação do produto, como bolhas ou descolamentos, a troca também deve ser efetuada.

Saiba mais: Película de proteção solar em residências: aproveite as vantagens

Conte com a Razor para a instalação do seu insulfilm automotivo

Como visto, existem leis específicas e boas-práticas tanto para instalação como para manutenção do insulfilm automotivo.

Por isso, é fundamental contar com uma loja que ofereça produtos de qualidade, além de mão de obra qualificada e garantia como a Razor.

Nosso insulfilm promove uma série de benefícios aos motoristas. Confira:

  • Maior segurança
  • Diminui o estilhaço e evita cortes em caso de acidentes, já que o vidro fica grudado na película
  • Filtra os raios ultravioletas
  • Garante maior equilíbrio térmico

Fale com um dos nossos profissionais e tenha o melhor insulfilm automotivo para o seu carro!

Compartilhe agora


Tags : , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,