Em alguns estados, as multas na pandemia estão sendo enviadas com certo atraso. Saiba mais!

Como ficam as multas na pandemia? Durante o isolamento social, provocado pelo coronavírus, diversas cidades mudaram regras de trânsito com o intuito de estimular que as pessoas fiquem em casa e evitem aglomerações.

Em São Paulo, por exemplo, o rodízio foi alterado e agora é válido apenas no período noturno, entre 20h e 05h, de acordo com o toque de restrição promovido pelo Governo do Estado.

Vale destacar que esse rodízio especial é válido apenas para carros comuns. Caminhões devem seguir a regra municipal tradicional, das 7h às 10h, e das 17h às 20h, de acordo com o final da placa.

Já em Minas Gerais, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2020 não será mais exigido enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

Porém, em muitos estados, uma parcela dos condutores que cometeram infrações em 2020 ainda não recebeu nem a notificação dessas multas.

Diante dessas mudanças e até do atraso na notificação, muitos condutores ficam em dúvida sobre as multas na pandemia. Por isso, preparamos esse conteúdo especial para esclarecer os principais questionamentos dos motoristas.

Leia também: Gasolina adulterada: conheça 5 sintomas de problemas de combustível no seu carro

Atraso de multas na pandemia em São Paulo

Desde fevereiro de 2021, o Detran de São Paulo passou a notificar os motoristas que levaram multas entre fevereiro e novembro de 2020 e que ainda não haviam sido comunicados.

Para se ter ideia, foram mais de 920 mil autuações no período, sendo que apenas 179 mil delas já foram enviadas aos condutores.

Saiba mais: Confira 5 cuidados básicos que ajudam a prolongar a vida útil do carro

O atraso da notificação das multas na pandemia é uma questão legal?

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito, a partir da infração, os departamentos, independentemente da cidade ou estado, têm até 10 meses para notificar o infrator.

Por isso, as multas na pandemia podem chegar atrasadas e até causar surpresa aos motoristas.

Veja também: Acessórios automotivos: conheça os benefícios dos vidros e travas elétricas

É possível recorrer de uma multa com notificação atrasada?

No entanto, mesmo com a notificação atrasada sobre a multa, os condutores têm o direito de recorrer da infração.

No caso de São Paulo, por exemplo, de acordo com o Detran-SP, os infratores têm o prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento, para enviar uma defesa prévia ou indicar um outro motorista. Já para a interposição de recurso em 1ª instância ou 2ª instância, o prazo é de 30 dias.

Você pode se interessar por: Entenda a importância da certificação Inmetro para peças automotivas

Conheça a Razor!

Para evitar as multas na pandemia, principalmente as infrações causadas por falta de manutenção, estado de conservação e até pela instalação de acessórios automotivos irregulares, é fundamental contar com uma loja de confiança.

Neste caso, a Razor é a melhor opção! Oferecemos diversos serviços e produtos, desde manutenção básica até venda e instalação de acessórios automotivos. Confira:

  •  Insulfilm:
    instalação e troca de película de proteção com qualidade de padrão internacional.
  •  Alarmes:
    dispositivos e sistemas de proteção para o seu carro ou moto
  •  Som, imagem e mídia: instalação e manutenção.
  •  Manutenção:
    de vidros, travas e sistemas elétricos de todos os modelos de veículos.
  •  Peças e reposição: grande variedade de itens para reposição imediata ou sob encomenda com a garantia Razor de procedência e qualidade.
  •  Vidros e travas:
    conversão de vidros e travas manuais para sistemas elétricos em todos os modelos de veículos.

Fale com um de nossos profissionais e conheça todos os nossos serviços e produtos!

Compartilhe agora


Tags : , , , , , , , , , , , ,