Prevenção e Durabilidade
Para manter seu veículo em bom funcionamento e estado de conservação, são necessários cuidados básicos e manutenções, a falta dessas duas coisas pode fazer com que você seja pego desprevenido por algum problema mecânico e esse tipo de situação não é ruim somente para o bolso, já que sempre vem acompanhada de altos gastos não planejados, mas também pelo risco que se coloca os ocupantes do carro e outras pessoas dependendo do momento de falha. Carros são projetados pelas montadoras para rodarem uma determinada quilometragem antes de apresentarem problema ou necessitar de alguma troca, essa média varia de 200 mil e 600 mil quilômetros rodados, respeitando esse limite e fazendo a manutenção em dia não há com o que se preocupar.
Além disso, esse cuidado faz toda a diferença não só a curto prazo, mas também a médio e longo prazo. Um carro mau conservado pode obter até 30% de desvalorização em valor e dificultar a venda.
Há dois tipos de manutenções que devem ser feitas:
Preventiva
A manutenção preventiva é realizada justamente para prevenir futuros problemas e desgastes. Precisa estar sempre em dia e ser feita antes que apareça qualquer sinal de defeito, geralmente quando realizada não é necessário fazer nenhuma troca, já que o automóvel é levado à oficina antes de dar algum problema, mas em alguns casos não tem jeito, alguma peça pode precisar de reposição, e mesmo nessa situação ainda é melhor efetuar essa troca com antecedência evitando que um problema acarrete outros.
Corretiva
A manutenção corretiva acontece após se detectar alguma anormalidade no funcionamento do veículo e serve para corrigir algum dano já provocado, sendo entre as duas a mais temida das manutenções, pois além do gasto que ela geralmente carrega, ainda há o período que é necessário deixar o veículo parado para conserto.
Como saber se seu carro precisa de manutenção?
Isso é algo que você deve ficar atento pois não há uma data específica, como uma regra geral a manutenção deve ser feita a cada seis meses ou dez mil quilômetros rodados. De qualquer forma, no manual do proprietário há informação de quanto em quanto tempo seu carro precisa da manutenção preventiva, também conhecida como revisão.
Não podemos esquecer também de fazê-la antes de colocar o pé na estrada, é extremamente importante o carro estar em boas condições e com a manutenção em dia antes de viajar, para não estragar a viagem e causar acidentes.
O sistema elétrico do carro é formado principalmente pela bateria e alternador e requer muitos cuidados. Confira por que é importante a manutenção desse sistema especificadamente.
Bateria
Quem nunca passou pela situação desagradável de tentar dar partida no carro e não conseguir liga-lo? Essa situação é ainda pior quando se está atrasado ou fora de casa.
Não é à toa que a bateria é apelidada de “coração do veículo”, ela é o principal componente do sistema elétrico pois alimenta todo o conjunto. Sua vida média varia de dois a quatro anos no máximo, porém é aconselhado levar o carro uma vez ao ano em um profissional para que seja verificado se está tudo em dia.
Alternador
É o responsável por compensar as saídas de energia e manter a bateria “recarregada”. Se não estiver em bom funcionamento pode acarretar dificuldades em dar partida e problemas nas lâmpadas de farol, anormalidades no alternador geralmente são indicadas pela luz de bateria no painel acesa. Nesse caso deve-se procurar rapidamente um profissional.
Iluminação
Imprescindível se atentar a esse detalhe que está ligado a segurança. As lâmpadas de faróis e lanternas precisam estar sempre em bom funcionamento para evitar acidentes ao dirigir a noite, por exemplo.
Sinalização
As luzes de posição e setas também devem sempre ser observadas e estão assim como a iluminação diretamente ligadas a prevenção de acidentes. Nos dois casos é recomendado a troca antes de qualquer defeito para não ficar na mão em uma situação que precise usar e não estiverem funcionando.
Periféricos
Os vidros e travas elétricos também não estão livres de possíveis problemas, portanto precisam também ser olhados na manutenção do veículo para que não interfira no seu conforto e nas atividades do dia-a-dia. Um problema que impede, por exemplo, o vidro de fechar por completo pode trazer riscos para o carro e para sua segurança.
As luzes no painel do carro te ajudam a saber se há algo de errado no funcionamento ou com defeito, é necessário sempre estar de olho. Em carros mais modernos você tem o auxílio dos computadores de bordo.
Referências: Bidu; ValenteSeguros; Seesp.org.br; DoutorMultas; BlogNakata; Terra