Desde cuidados com a manutenção até respeitar as sinalizações, conheça as principais boas práticas no trânsito
O número de veículos nas ruas brasileiras é cada vez maior e, para que dirigir não seja um estresse diário, é preciso seguir algumas boas práticas no trânsito. Assim, motoristas e pedestres podem trafegar com o mínimo de segurança.
Nesse sentido, de acordo com levantamento do Empresômetro, o Brasil conta com 65,8 milhões de veículos, entre automóveis, comerciais leves, ônibus e micro-ônibus, caminhões e motocicletas e ciclomotores.
No entanto, segundo pesquisa da Rede Nossa São Paulo
, dos pedestres entrevistados na capital paulista, 53% já sofreram ou presenciaram atropelamento e 53% já sofreram ou presenciaram ameaças por motoristas.
Diante deste cenário, preparamos um guia com as principais boas práticas no trânsito. Confira!
Leia também: Entenda a importância da certificação Inmetro para peças automotivas
Conheça as principais boas práticas no trânsito
Cuide da manutenção do seu veículo
Realizar a manutenção periódica do seu carro é o primeiro passo para evitar problemas mecânicos e até acidentes. Além disso, a revisão preventiva é uma boa maneira de contribuir com a melhora do trânsito.
Respeite a sinalização
Respeitar a sinalização é mais uma das boas práticas no trânsito que deve ser seguida à risca.
Afinal, as placas e os semáforos têm o objetivo de orientar motoristas e passageiros, evitar situações de risco e, assim, diminuir os acidentes.
Por isso, preste atenção e obedeça as sinalizações como a de proibição de ultrapassagem, conversões proibidas, espaços preferenciais, entre outros.
Não pare em fila dupla
Parar em fila dupla aumenta o risco para pedestres e outros motoristas que precisam mudar suas rotas para desviar do bloqueio causado. Como consequência, essa prática ainda causa engarrafamentos.
Por isso, não parar em fila dupla é mais uma das boas práticas no trânsito que favorece a segurança nas vias.
Não utilize o celular
Segundo o instituto de segurança viária americano NHTSA, 80% dos acidentes de trânsito são causados pela distração dos motoristas.
Nesse sentido, o celular é uma das principais distrações ao dirigir e deve ser evitado para diminuir os acidentes e até multas, já que o código de trânsito classifica a utilização do smartphone ao volante como infração gravíssima.
Mantenha uma distância segura para o carro da frente
Nas diretrizes sobre direção defensiva, manter a distância para o carro da frente é uma regra básica, pois aumenta o tempo de reação do motorista no caso de uma situação de risco, além de maior espaço para manobras.
Desta maneira, essa prática é uma ótima maneira de prevenção de acidentes e para melhorar a segurança para condutores e pedestres.
Respeite a velocidade das vias
Por fim e também fundamental quando se trata de boas práticas no trânsito, respeitar a velocidade das vias é essencial para evitar acidentes.
Além de ter o tempo adequado de reação no caso de qualquer ocorrência, manter a velocidade dentro do limite estabelecido diminui as consequências em um eventual acidente.
Leia mais: Confira 5 cuidados básicos que ajudam a prolongar a vida útil do carro
Conheça a Razor
A Razor apoia as boas práticas no trânsito e, inclusive, oferece diversos serviços e produtos que contribuem para a segurança de pedestres e motoristas. Confira:
- Insulfilm:
instalação e troca de película de proteção com qualidade de padrão internacional.
- Alarmes:
dispositivos e sistemas de proteção para o seu carro ou moto
- Som, imagem e mídia: instalação e manutenção.
- Manutenção:
de vidros, travas e sistemas elétricos de todos os modelos de veículos.
- Peças e reposição:
grande variedade de itens para reposição imediata ou sob encomenda com a garantia Razor de procedência e qualidade.
- Vidros e travas:
conversão de vidros e travas manuais para sistemas elétricos em todos os modelos de veículos.
Fale com um de nossos profissionais e conheça todos os nossos serviços e produtos!
Tags : acidentes de trânsito, automotivo, automóvel, boas práticas, carro, conscientização no trânsito, direção segura, evitar acidente de trânsito, guia de boas práticas no trânsito, maio amarelo, manutenção automotiva, mercado automotivo, responsabilidade no trânsito, Serviço automotivo, setor automotivo, trânsito, veículo