Os cuidados com acessórios e peças do carro são essenciais para garantir a segurança, conforto e o bom desempenho do veículo. Alguns itens mais que outros são importantes para que o motorista tenha condições de fazer uma boa condução, os faróis fazem parte do grupo de itens que necessitam de atenção e fazem muita diferença.

Não importa se é farol de vidro ou de acrílico. Se esse acessório não estiver em perfeito estado de conservação, ele pode prejudicar a visibilidade do condutor. Na rotina corrida do motorista brasileiro, nem sempre esse item recebe a devida atenção.

Muitas vezes, na hora da troca, o fator levado em consideração é o preço. Contudo, isso pode ser um erro, já que ele pode fazer muita diferença em condições de chuva e pouca visibilidade, como em meio a neblina, por exemplo. 

Leia também: Quais as diferenças entre farol alto, baixo, de milha, de neblina e DRL?

Algumas dúvidas podem surgir na hora da compra desse acessório. Se você está pensando qual a diferença entre os materiais utilizados para a fabricação dos faróis e qual deles é o melhor para seu veículo, pare tudo e leia este post. Você entenderá mais sobre o assunto.

Entenda como funciona o farol do seu veículo

Alguns automóveis saem de fábrica apenas com o farol principal, que é composto por quatro partes: lâmpada, lente, refletor e o suporte de fixação e regulagem. Os diversos modelos disponíveis no mercado têm características diferenciadas, principalmente em relação ao desenho dos refletores.

Alguns veículos têm um conjunto de faróis auxiliares de fábrica, que podem ser do tipo de milha, que tem longo alcance, ou farol de neblina. Existe também a possibilidade da instalação posterior desse kit de acessórios, de acordo com as especificações de marca e modelo.

Saiba as características do farol de vidro

A maioria dos veículos que saem da linha de produção apenas com o conjunto principal de faróis utiliza lentes fabricadas em vidro. Por muitos anos, esse modelo era padrão para as montadoras, por isso era conhecido como original de fábrica.

O vidro é produzido em altas temperaturas a partir da mistura de areia, calcário e outras diferentes substâncias. As lentes desse material podem ser produzidas com diferentes espessuras e, por isso, apresentam maior durabilidade para os mais variados usos.

Pontos fortes

  • o farol de vidro tem longo alcance de iluminação;
  • a resistência e a vida útil são maiores;
  • a conservação da lente é melhor;
  • mesmo com o uso, não fica fosco;
  • não tem alterações na aparência.

Pontos fracos

  • os preços de mercado são mais altos;
  • por serem mais pesados, demandam cuidado na instalação
  • pedras e detritos podem danificar o vidro, causando trincas;
  • variações climáticas também podem trincar a lente. Normalmente isso acontece quando a temperatura está alta e existe o choque térmico da chuva ou neblina.

Conheça o diferencial do farol de acrílico

Algumas montadoras estão adotando faróis de acrílico na produção de seus veículos. Por ter um custo mais baixo, são considerados modelos mais básicos desse importante acessório. 

O termoplástico utilizado na produção dessa lente é fabricado para as mais diversas aplicações. Apesar da sua semelhança com o vidro, o acrílico tem uma densidade menor, o que torna essa lente mais leve, mas sem a mesma transparência.

Pontos fortes

  • o farol de acrílico tem o preço inferior ao seu concorrente;
  • são mais populares para reposição, por isso são encontrados com mais facilidade no comércio;
  • o atrito com pedras e detritos, principalmente nas estradas, não danifica a lente;
  • são mais resistentes às variações climáticas.

Pontos fracos

  • propagam menos luz, pois o plástico absorve mais e reflete menos;
  • sofrem alterações de cor após períodos de utilização;
  • sofrem com a ação do tempo, por isso ficam foscos;
  • o aspecto de envelhecimento da lente aparece rapidamente;
  • as lâmpadas que superaquecem podem amarelar a lente de plástico.

Veja os cuidados e a manutenção dos faróis

Ambos modelos merecem a mesma atenção na rotina de limpeza do veículo. O farol de vidro precisa passar por uma lavagem e secagem simples. Como a lente desse material não sofre com a ação do tempo, não é preciso nenhuma precaução para melhorar a visibilidade.

Já os faróis de acrílico precisam ser limpos com frequência. O termoplástico utilizado na fabricação da lente fica amarelado e embaçado, como se estivesse fosco. Isso ocorre por causa das intempéries as quais o item é exposto. A chuva e o sol constantes causam uma corrosão da objetiva desgastando a proteção.

Outro fator que precisa ser levado em consideração, principalmente depois de pegar estrada, é que os insetos que morrem e ficam grudados na parte frontal do veículo devem ser retirados na lavagem para não acumular nos faróis.

O amarelado atrapalha a visibilidade do motorista, principalmente porque reduz o foco de luz que é projetado na pista. Para evitar esses problemas, separamos 3 receitas caseiras que podem ser utilizadas na manutenção do farol de acrílico:

1. Massa de polir

Limpe os faróis e aplique a massa de polir esfregando até que a lente perca o tom amarelado. Depois disso, basta lavar com água e sabão neutro.

2. Vinagre e bicarbonato

Faça a limpeza com água e sabão neutro, após isso passe uma solução com a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio. Após a aplicação, esfregue a lente com cuidado e repita a primeira lavagem.

3. Pasta de dente

Use pasta de dente branca para esfregar nos faróis até que cubra toda a superfície. Retire o excesso da pasta com o auxílio de um pano molhado. Lave com sabão neutro.

Escolha a melhor opção para o seu carro

Diante das vantagens e desvantagens, o maior quesito a ser levado em consideração é a segurança do motorista enquanto dirige. Por isso, o farol de vidro apresenta alguns pontos fortes que podem contribuir para criar um ambiente de melhor visibilidade para o condutor.

O farol de acrílico não deixa a desejar quanto ao seu uso. Esse material possui maior durabilidade, principalmente nas estradas, justamente porque não sofre tanto com os impactos de pedras e detritos que são arremessados pelos demais veículos que trafegam nos diversos sentidos.

Na hora da escolha, a opção dever ser feita levando em consideração também o tipo de lâmpada que será utilizada. As lâmpadas que superaquecem podem danificar o farol de plástico, por isso não é recomendada a sua utilização nesses faróis.

Agora que você sabe as diferenças entre o farol de vidro e o de acrílico, já pode considerar essas variáveis para fazer a escolha mais adequada para a sua realidade e para o seu veículo.

Você curtiu este post sobre as características e diferenças do farol de vidro e acrílico? Lembrou-se de situações que esse item te causou problemas? Então, deixe um comentário neste texto e compartilhe, conosco e com os demais leitores, a sua opinião e suas experiências sobre o assunto!

 

Fonte: Portal Auto Shopping

Compartilhe agora


Tags : , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,