Saiba o que é necessário para a plotagem, manutenção e o que diz a lei sobre o envelopamento automotivo

Quando se pensa em personalização dos carros, uma das customizações que se destaca é o envelopamento automotivo, ou plotagem.

Esse tipo de personalização permite alterar a cor do veículo de maneira mais prática e barata do que realizar uma nova pintura do automóvel.

Mas é importante saber que é preciso também realizar alterações na documentação do veículo para evitar dores de cabeça, como ter o carro apreendido por ter uma cor diferente do que está registrado no documento.

Por isso, saiba como funciona a instalação, manutenção e o que diz a lei sobre envelopamento automotivo.

Saiba mais: Loja de instalação de som automotivo: quais são as melhores centrais multimídia

Conheça as principais características do envelopamento automotivo

Qual é o material do envelopamento automotivo?

Existem alguns tipos de materiais de envelopamento automotivo, o vinil é o mais indicado, já que evita manchas, mantém a textura e a durabilidade; o PVC que é utilizado para baratear a venda desse tipo de personalização; e a fibra usada para promover um aspecto mais esportivo ao veículo.

Como é realizada a instalação do produto?

Para a realização da plotagem é preciso pesquisar empresas referências em envelopamento automotivo e que tenham profissionais treinados para a aplicação do produto.

É importante apontar que a instalação não é simples, demanda precisão, além de técnicas específicas para garantir o resultado esperado. O trabalho é totalmente manual e pode demorar de dois a três dias para ficar pronto.

Também é necessário esclarecer que carros com a pintura 100% originais não terão problemas caso os proprietários queiram retirar o envelopamento. Porém, veículos que já sofreram reparos de funilaria e pintura podem sofrer danos no momento de retirada do produto.

Manutenção

Para a manutenção do envelopamento automotivo, os cuidados são praticamente os mesmos da pintura comum de um carro. Mas é preciso evitar produtos químicos que podem afetar a durabilidade do material.

Por isso, para a limpeza, opte por pano, água e sabão neutro.

O que diz a lei sobre alteração de cor de automóvel?

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aponta, na Resolução 292, que proprietários de veículos que tenham mais da metade de sua área envelopada devem procurar o Detran para solicitar a atualização da cor no documento do automóvel. O valor para alteração de cor do veículo varia de acordo com o Estado.

Mas, caso a tonalidade escolhida seja a mesma que a original do carro, por exemplo a cor preta que é bem comum, não há a necessidade de alteração no documento do veículo.

Carros com cores diferentes das que estão na documentação são passíveis de multa de R$ 195,23 e até apreensão, além de 5 pontos na CNH.

Leia também: Som e acessórios para carro: saiba o que levar em consideração ao mexer no som do veículo

Conte com a Razor para o envelopamento automotivo

O envelopamento automotivo garante personalização extra para os carros. Mas, é importante realizar a instalação em uma loja de confiança para garantir o resultado esperado e a durabilidade do produto.

Nesse caso, a Razor, além do envelopamento automotivo, oferece uma série de serviços com excelência e qualidade comprovada. Confira os principais:

  • Insulfilm: instalação e troca de película de proteção com qualidade de padrão internacional.
  • Alarmes: dispositivos e sistemas de proteção para o seu carro ou moto
  • Som, imagem e mídia: instalação e manutenção.
  • Manutenção: de vidros, travas e sistemas elétricos de todos os modelos de veículos.
  • Peças e reposição: grande variedade de itens para reposição imediata ou sob encomenda com a garantia Razor de procedência e qualidade.
  • Vidros e travas: conversão de vidros e travas manuais para sistemas elétricos em todos os modelos de veículos.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba mais!

Compartilhe agora


Tags : , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,