Você já viu aqui que os cuidados com o carro não param, é preciso ter uma atenção especial em dias frios, quando deixamos o veículo parado por muito tempo, com a bateria, rodas… Os cuidados automotivos são necessários em todas as situações e com os motores turbinados não é diferente.

Reunimos algumas dicas para você tirar o melhor do seu propulsor sobrealimentado e economizar combustível

Os motores turbinados chegaram para ficar – e para servir à eficiência, principalmente. Porém, é preciso ter alguns cuidados com esse tipo de propulsor. São pequenos hábitos no dia a dia que podem fazer seu carro render melhor e ser mais econômico. Veja como aproveitar melhor o motor turbo.

Dê um tempo

Antes de desligar o motor espere com o carro parado em marcha-lenta por uns cinco minutos. É que o óleo da turbina ainda está muito quente e, quando o propulsor é desligado de forma repentina, esse lubrificante pode secar e grudar nas paredes do compressor. Isso pode comprometer as propriedades do óleo e até degradá-lo.

Antes de sair

Ao ligar o carro, especialmente em regiões ou climas mais frios, espere por cerca de dois ou três minutos com o veículo parado e sem engatar marcha ou acelerá-lo. É o tempo suficiente para que o motor atinja uma temperatura mais adequada de funcionamento e para que boa parte de seus componentes estejam lubrificados, evitando esforço extra do conjunto e da turbina.

Olho no óleo

A correta lubrificação é fundamental para qualquer carro, especialmente os turbinados. Até porque o natural aumento de pressão dentro do cilindro e da câmara de combustão nesses propulsores faz com que o consumo de óleo seja um pouco maior do que nas unidades aspiradas.

Por isso, respeite os prazos de troca do lubrificante e só use o produto que atenda as especificações da montadora – que estão no Manual do Proprietário. Não esqueça também de substituir o filtro de óleo.

Filtro de ar

Em motores sobrealimentados é fundamental que o usuário respeite a troca do filtro de ar dentro dos intervalos determinados pelo fabricante – e que constam no Manual. O mau funcionamento da peça vai possibilitar a entrada de partículas abrasivas, que desgastam as paletas do turbocompressor.

Olho no conta-giros

Veja no Manual do Proprietário ou na ficha técnica do veículo qual a melhor faixa de torque que o motor trabalha. Se for a partir de 1.500 rpm até 4.500 rpm, por exemplo, procure trabalhar acelerações, retomadas e mudanças de marcha sempre nessa faixa. Você vai ter sempre a plenitude da força do motor e obter melhor consumo de combustível.

Use gasolina premium

Os motores com turbocompressores costumam trabalhar com taxas de compressão mais elevadas. Por esta razão, funcionam melhor com a gasolina premium, de alta octanagem. Apesar de mais cara, a longo prazo o uso do combustível pode contribuir para o propulsor e seus componentes terem uma vida útil maior.

 

 

Fonte: WebMotors

Imagem: QuatroRodas

 

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