No Brasil, os carros flex, que foram lançados por aqui em 2003, já estão consolidados e reúnem a maior parte das vendas do mercado de automóveis.

Para se ter ideia, desde 2006, os veículos bicombustíveis representam 77% das vendas de automóveis e comerciais leves no país, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea.

Além disso, em 2018, os carros flex atingiram 30,5 milhões de unidades vendidas desde o lançamento, no começo da década de 2000, segundo a AUTOMOTIVE BUSINESS.

Mas, mesmo após todo esse tempo de mercado, ainda existem muitas dúvidas sobre o funcionamento, abastecimento e manutenção deste tipo de veículo.

Por isso, preparamos esse artigo com as principais dúvidas sobre os carros flex. Confira a seguir!

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Saiba quais são as principais dúvidas sobre os carros flex

Carros flex precisam de período de adaptação ao trocar combustível?

Segundo a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, mesmo com toda a evolução dos carros flex ao longo destes 18 anos, desde o primeiro veículo bicombustível, ainda é necessário, por um curto período, fazer a adaptação para que a central eletrônica do motor reconheça e realize os ajustes no sistema de injeção.

Isso se deve porque o etanol tem menos poder calorífico se comparado a gasolina e exige que o propulsor injete mais combustível.

Por isso, ao fazer a substituição de combustível, é preciso rodar alguns quilômetros para que o motor “entenda” que está abastecido com um composto diferente.

Motor flex consome mais do que o monocombustível?

Para funcionar com etanol e gasolina, os carros flex buscam um meio-termo na taxa de compressão para funcionar com os 2 combustíveis.

Porém, esse “meio-termo” faz com que os automóveis não atinjam sua máxima eficiência, principalmente, em consumo.

Já nos carros monocombustiveis, a taxa de compressão é a ideal para trabalhar com apenas etanol ou gasolina. Ou seja, permite que o motor obtenha o máximo de eficiência em consumo de combustível.

Carros flex abastecidos com etanol têm mais desempenho?

Essa questão é muito debatida e a resposta depende do projeto do motor de cada montadora.

Basicamente, os propulsores bicombustíveis rendem e entregam mais potência e torque quando abastecidos com etanol.

No entanto, alguns fabricantes realizam ajustes para que o rendimento seja o mesmo, independentemente do combustível.

É necessário realizar rodízio entre combustíveis?

Essa questão também depende de cada projeto das fabricantes e deve ser verificada com cuidado no manual do proprietário do veículo.

Mas, o que é importante saber é que, para evitar o maior desgaste que o etanol causa nas peças internas do motor, as montadoras ou optam por produzi-las com um material diferente para que aguentem esse desgaste, ou recomendam a utilização de gasolina periodicamente.

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Conte com a Razor para fazer a revisão do seu carros flex

Agora que você já sabe as respostas para as principais dúvidas sobre os carros flex, é importante conhecer uma loja especializada em serviços automotivos que realize a revisão e garanta o bom funcionamento do seu automóvel.

E para isso, a Razor está pronta para te ajudar! Somos uma loja especializada em revisão de veículos e também oferecemos os seguintes serviços automotivos:

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