O período da quarentena está fazendo com que muitos motoristas deixem seus carros parados, devido a impossibilidade de circular com eles. Quando o carro pode ficar estacionado em um lugar coberto, as preocupações são menores, mas ainda existem, pois há cuidados necessários a serem tomados quando você deixa o carro sem rodar durante longos períodos, e no caso de carros que ficam em lugares descobertos as preocupações são maiores, devido a exposição e falta de proteção.
Muita gente acaba sendo obrigada a deixar o carro ao ar livre, correndo o risco de ter a pintura danificada por uma série de agentes que atacam a pintura. Além do sol e da chuva, as temidas quedas de granizo, seivas vegetais ou ainda dejetos de pássaros estão entre os grandes vilões dessa história. E um recurso que existem para se defender deles é a capa para carro, uma boa saída para quem não tem uma vaga coberta.
Mas não vá comprando a primeira capa para carro que aparecer pela frente. É preciso levar em conta uma série de fatores antes de levar uma para casa para não correr o risco de desperdiçar dinheiro e ter marchas na lataria. Uma das mais recomendáveis é a fabricada com polietileno texturizado, toda forrada na parte de dentro, o que inclui até mesmo as laterais.
Este tipo de capa vem também com cabo de aço e um pequeno cadeado, isso para evitar que seja furtada ou que voe no caso de aparecer uma ventania. Outro item que deve ser levado em conta é o balão inflável que deve ser colocado entre a capota a capa, facilitando a ventilação. Dependendo do tamanho pode custar um pouco mais de R$ 200.
Ter uma boa capa para carro não é o suficiente para garantir que a pintura do seu carro será bem protegida. Também é preciso lembrar de usá-la apenas se ela não estiver molhada ou com o motor ainda quente. Isso porque umidade que fica na parte de dentro da capa não consegue sair por causa do material impermeável da cobertura.
Entre as capas que devem ser evitadas estão as feitas de PVC ou polipropileno. Por quê? É que não resistem ao sol e podem até se desmanchar em pedaços conforme vai passando o tempo. Além disso, vale lembrar que carros que foram pintados recentemente ou que estão com a pintura mal conservada não devem usar capa, já que não estão no estado adequado para tanto.
Fonte: Carros.IG
Tags : a capa automotiva protege mesmo a pintura?, automotivo, capa automotiva, capa automotiva estraga pintura, capa de polietileno, capa de polipropileno, capa de PVC, capa para carro, capa protetora para carros, carro, carro em lugar descoberto, carro parado, Carros, cuidados com capa automotiva, cuidados com carros que dormem na rua, cuidados com o carro, dicas automotivas, IG, mercado automotivo, proteção automotiva, qual capa automotiva, setor automotivo