Tranquilidade e Segurança
Quando se trata de segurança, prevenir sempre é a melhor opção, principalmente em um estado que são registrados cerca de 500 roubos de automóvel por dia.
O alarme ainda é um dispositivo indispensável se você quer evitar a dor de cabeça de ter seu automóvel furtado ou roubado, unindo tranquilidade e economia, uma vez que a relação custo-benefício da instalação é excelente. Além de intimidar a ação de bandidos, ele avisa pessoas nas proximidades caso haja alguma tentativa.
O recomendado é que a colocação do alarme seja uma das primeiras atitudes a ser tomada após a conquista de comprar um carro.
Devido a grande demanda desse tipo de dispositivo de segurança, existem hoje no mercado diversas opções para atender todas as preferências. Veja as principais:
PERIMÉTRICO
Esse tipo de alarme detecta a tentativa ou abertura indevida das portas, se algum indivíduo tentar forçar as portas o alarme será acionado e o sinal sonoro disparado. É o mais encontrado em carros 0km.
Não há acionamento garantido caso o mesmo ocorra com o capô ou porta-malas, por isso quem costuma deixar o carro na rua deve repensar a colocação desse tipo de alarme.
VOLUMÉTRICO
Esse é o mais difícil de passar despercebido, é aquele alarme que soa quando, por exemplo, um caminhão passa perto de um automóvel. Esse tipo de sistema possui sensor ultrassônico que monitora movimentos e sons dentro e fora do veículo. Ele conta com dois dispositivos que funcionam como um “microfone” e um “alto-falante”, o microfone emite sinais que encontram o alto-falante. Caso o carro esteja em movimento, e alguma alteração dentro acontecer, como o vidro ser estourado, o alarme é acionado.
Essa é opção pode ser considerada mais segura que o perimétrico.
SENSOR DE MOVIMENTO ADAPTADO
Grande parte dos carros já saem das fábricas equipados com um item chamado acelerômetro, uma ferramenta que auxilia os equipamentos de segurança referente a inclinação e aceleração do veículo.
Se instalado um alarme de sensor de movimento ele é conectado ao acelerômetro, dessa forma é possível detectar se o automóvel for deslocado com motor desligado, mesmo que não haja violação nas portas ou janelas, como por um guincho.
BLOQUEADOR DE FREIOS E PARTE ELÉTRICA
Com a instalação desse alarme o dono do veículo ativa o sistema que desliga a parte elétrica do auto, se o veículo é furtado ocorre o travamento das rodas pelo freio, impedindo que ele saia do lugar.
SISTEMA DE ACIONAMENTO
É comum que os alarmes tenham sistema de acionamento por controle remoto, no qual o processo é: o controle gera ondas de rádio que são detectadas pela central do sistema, acionando ou desligando o alarme. O problema é que muitos aparelhos podem fazer a “cópia” desse sinal e reproduzi-lo enganando a central.
Para resolver esse problema atualmente os alarmes possuem um algoritmo específico que randomiza o sinal, impedindo que tenha essa repetição, somente o alarme que está ligado ao seu respectivo controle sabe a próxima sequência.
Travamento Remoto x Alarme
Uma dica importante é ao comprar um carro 0km ficar atento se ele já sai de fábrica com algum alarme instalado, algumas pessoas podem se enganar referente ao travamento remoto, interpretando como indicativo de possuir alarme. Não é porque o carro possui travamento remoto que significa que também tem o alarme e esse tipo de confusão pode gerar muita dor de cabeça.
Colocar alarme na concessionária ou fora?
Há um ponto que deve ser ponderado na hora de escolher o local de colocar seu alarme, quando fazemos a instalação dentro da concessionária a posição é sempre a mesma, pois é homologada pela engenharia, ao se colocar depois de pegar o carro pode ser colocado em outros lugares dificultando a desativação.
Referências:ConnectParts; TgCentroAutomotivo; QCVeiculos; Icarros; Masada; Loovi