Um dos grandes prazeres dos proprietários de carros é ter um bom sistema de som automotivo instalado para tornar as viagens e passeios mais divertidos e garantir uma experiência sonora impactante. Através do som automotivo é possível relaxar, curtir ou dar aquela animada, o que contribui para começar bem o dia, passar melhor o tempo no trânsito ou criar a trilha sonora de uma viagem.

A questão é que montar um sistema de som automotivo não é tão simples e requer alguns cuidados.

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de montar som para carros, por causa da grande variedade de produtos no mercado. É muito importante saber algumas informações para te ajudar a escolher o que melhor lhe atenda para não fazer um investimento ruim.

São inúmeras as opções no setor, como Cd players, DVD players, conexão com smartphone, tipos de alto-falantes, entre outros.

Pensando nisso, preparamos este post para que você saiba como escolher o melhor som para carros. Confira agora!

Conjuntos pré-definidos ou personalizados de som para carros?

Essas duas opções têm que ser levadas em conta de acordo com o seu perfil, pois é preciso saber exatamente o que te agrada mais. Normalmente, os fabricantes ofertam essas possibilidades, mas se não tiver uma boa noção técnica sobre sons automotivos, é interessante optar por sistemas prontos.

Contudo, se a intenção é criar algo mais elaborado, que esteja conforme suas preferências sonoras, a escolha mais interessante é você mesmo realizar a seleção dos alto-falantes e demais componentes.

Para montar seu próprio projeto, é importante conhecer todos os itens componentes do som automotivo. Não adianta comprar o alto-falante mais caro se a caixa acústica não tiver compatibilidade para isso, nem ter o melhor amplificador se o sistema de alimentação for mal dimensionado.

Então, é preciso cautela e conhecimento no momento em que for escolher o seu som.

Tipos de som para carros, qual escolher?

CD player

O CD player é o mais comum dos sons automotivos. Os modelos mais simples servem apenas para ouvir rádio ou escutar CDs de suas bandas. Contudo, os intermediários possuem tocadores de arquivos MP3, o que é uma boa opção para quem gosta de uma grande variedade musical. Ainda há tipos com entrada USB, que permitem conectar aparelhos como um pen-drive para reproduzir arquivos de áudio.

Também existem os modelos com tecnologia bluetooth. Com ela, é possível tocar e transmitir arquivos sem utilizar cabos ou fios.

DVD player

Essa opção está cada vez mais popular. Os DVDs automotivos têm o poder de divertir as pessoas durante toda uma viagem ou mesmo naquele engarrafamento das grandes cidades.

Alguns modelos possuem função touchscreen, fazendo com que o acesso seja feito por meio de um toque na tela. Outros têm saídas para conexão com outros monitores. Dessa forma, você pode disponibilizar para quem viaja no banco de trás um deles ou mesmo direcionar a visão para algum ponto do carro. Existem monitores que são instalados até mesmo no teto do veículo.

As entradas auxiliares de áudio e vídeo permitem acoplar outros dispositivos no DVD player, ampliando a funcionalidade do aparelho. Por exemplo, é possível conectar um alto-falante subwoofer para os sons mais graves, o que aumenta a performance sonora.

Central multimídia

A central multimídia é um tipo de aparelho instalado no painel do carro, que une uma grande parte dos aparelhos do carro, como MP3 player, DVD player, TV digital e GPS. No entanto, antes de fazer esse investimento, analise qual é a sua necessidade e veja o custo/benefício para você.

Qual bateria escolher?

A quantidade de energia que a bateria tiver é fundamental para a escolha que se adequará melhor ao limite de potência do seu sistema.

Normalmente nos carros, a amperagem da bateria original gira em torno de 45 a 60 amperes. Contudo, uma boa parte dela é usada pelos próprios componentes elétricos do veículo. Além disso, quando você utiliza um módulo amplificador, por exemplo, usa-se cabos muito compridos e aumentam as perdas. Levando em conta esses dois fatores, pode-se dizer que está disponível uma média de 30% da energia da bateria original.

Para resolver esse problema, você pode trocar sua bateria por uma mais forte ou comprar uma auxiliar — que é o mais recomendado. Usando uma bateria reserva, aumenta-se o ganho de segurança e desempenho, pois o problema da pouca amperagem disponível é solucionado e essa bateria fica bem próxima do módulo amplificador, que reduz as perdas com a fiação.

Com a bateria auxiliar, também há um ganho de segurança, já que separa se todo o sistema elétrico do sonoro.

Quais os tipos de alto-falantes?

Os alto-falantes são o que podemos chamar de transdutor, objeto que vai transformar o impulso elétrico — vindo do sistema de som automotivo — em ondas sonoras de ar. Resumindo, sua constituição baseia-se em um cone, diafragma, cesta, suspensão e tripé.

Esses itens formam a caixa de som automotivo como conhecemos. Confira os tipos existentes:

Woofer

São alto-falantes automotivos com áreas grandes, que reproduzem os sons graves, médio graves e uma parte dos médios. Sua borda é rígida e o seu tamanho tem variação em torno de 1,2 a 18 polegadas.

São bastante indicados para sons de tambor, bumbo, tons mais baixos de guitarra, piano e baixo.

Subwoofer

Como o nome já diz, é um alto-falante que reproduz sons mais graves que o woofer. Por ser o que mais aparece, pode ser considerado a peça que os amantes de som automotivo mais se orgulham.

Trabalha na faixa abaixo dos 45 Hz e pode ser achado entre os tamanhos de 8 a 18 polegadas. É ideal para sons de contra baixo, baixo e bumbo de bateria.

É preciso tomar cuidado na hora da instalação, para que o som não fique obstruído por nenhum objeto, uma vez que é bastante utilizado nos porta-malas.

Mid-range

É o alto-falante usado para cobrir frequências médias de som, que giram em torno de 300 Hz a 5 Khz. Ele consegue reproduzir a maior parte dos instrumentos musicais e a voz humana. Normalmente, ficam na porta dos carros por causa de seu alcance. Os tamanhos são em média de 8 polegadas para menos.

Tweeter

Para os sons mais agudos, o alto-falante indicado para carros é o Tweeter. Ele é responsável por produzir sons na faixa de 5 Khz adiante e seu tamanho varia de 1,5 a 3 polegadas. Sua instalação deve ser voltada para os ouvidos dos ocupantes do veículo. Ele também promove o efeito estéreo — sensação da distribuição do som no ambiente.

Montar um projeto legal que contenha um sistema de som adequado pode parecer algo complicado no começo. No entanto, procurando a informação correta, bons produtos e escolhendo profissionais competentes, isso fica bem mais simples.

Fonte: http://www.portalautoshopping.com.br/blog/som-para-carros-como-escolher-o-melhor/

Imagem: http://www.ascobras.org.br/2018/10/15/entenda-os-principais-acessorios-para-carros/

Compartilhe agora


Tags : , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,