O carro necessita da eletricidade para poder funcionar, dessa forma problemas elétricos são frequentemente a causa de motoristas serem deixados “na mão” e ficarem na rua com seus carros. Esses problemas seriam facilmente prevenidos caso os motoristas fizessem a manutenção preventiva do sistema elétrico, que contribui para detectar possíveis danos e corrigi-los antecipadamente.
A pane elétrica no veículo é causada pela ausência de manutenção do alternador e de bateria ou pela sobrecarga do sistema, geralmente ocasionada por componentes eletrônicos instalados fora do projeto original, como câmeras de ré, alarmes, vidros e travas automáticas que não são peças da montadora.
O sinal mais comum do problema é a dificuldade para dar partida no automóvel, mas o mau funcionamento de rádio, painel e faróis também são alguns dos sintomas.
Para que você não passe por um problema desse tipo — que pode colocar a sua vida, de seus passageiros e, inclusive, de outros automóveis e pessoas que estão circulando na estrada em risco —, selecionamos, neste post, as principais causas de pane, como evitá-las e o que fazer se algumas delas já tiverem acontecido. Boa leitura!
Combustível
A utilização de combustível de má qualidade pode fazer com que o veículo pare, pois as impurezas podem obstruir os injetores e impedir a injeção de gasolina na câmara. Caso isso aconteça, será necessário fazer a higienização dos bicos, feita por mecânicos qualificados.
Portanto, procure abastecer sempre em postos de confiança para não passar por esse tipo de problema.
Superaquecimento
O superaquecimento tem um sintoma distinto: fumaça. Caso seu veículo pare de funcionar e, logo após, surja uma enorme quantidade de fumaça, o problema é a temperatura do motor.
Aguarde o mesmo esfriar e adicione água até completar o nível indicado. Verifique também se existe vazamento no reservatório e se a tampa do mesmo está em boas condições de vedação.
Injeção eletrônica
Para identificar falhas com injeção eletrônica, basta verificar se o motor continua funcionando quando a luz está acesa. No entanto, se a luz acendeu e o carro morreu, significa que o sistema elétrico está com sérios problemas. Nesse caso, não tente mexer em nada. Somente uma concessionária ou um bom mecânico pode solucionar esse tipo de defeito.
Bateria
Se o ícone da bateria no painel estiver iluminado, o defeito pode vir tanto da mesma quanto do alternador, que pode estar com falhas ou quebrado. Com defeito, o alternador não reabastece a bateria, fazendo com que a energia seja consumida até o fim sem a reposição da carga. Isso pode ser resolvido ao recarregar ou substituir a bateria.
Bobina
A bobina é encarregada por gerar altas tensões que causam faísca nas velas. Ela pode superaquecer de repente, parando de gerar a energia necessária. Isso atrapalha o funcionamento do veículo.
O recomendado é aguardar ela esfriar e dar partida após dez minutos, no mínimo. Essa medida, no entanto, é emergencial. Assim que possível, vá até uma oficina elétrica para resolver o problema.
Bomba de combustível
Ocasionalmente, a bomba de combustível pode falhar e não conseguir transportar o álcool ou gasolina na pressão ideal pelo motor. Nesse caso, ela deve ser trocada. O processo é rápido e pode ser realizado em uma oficina especializada.
Dicas sobre o que fazer quando der pane elétrica no veículo
Mantenha a calma e ligue o pisca alerta
A primeira coisa a ser feita é manter a calma e ligar o pisca alerta para indicar para os outros condutores que o seu veículo não está funcionando. Depois, leve o mesmo para o acostamento ou para a faixa da direita, tomando muita cautela principalmente nas estradas mais movimentadas.
Chame o socorro fora do carro
Pode até ser mais cômodo aguardar pelo socorro dentro do carro, ouvindo música, mas não é nada prudente. O mais indicado é afastar-se do automóvel (de preferência em algum abrigo) e contatar o serviço de socorro da própria rodovia ou a seguradora. Nunca tente consertar o problema sozinho para evitar qualquer tipo de acidente.
Esperamos que as causas mais comuns de pane elétrica no veículo informadas ao longo deste post tenham ajudado a compreender um pouco mais sobre este assunto e como resolvê-lo da melhor forma.
Fonte: https://orca.com.br/blog/pane-eletrica-no-veiculo-quais-sao-as-causas-mais-comuns/
Tags : bateria, bobina, bomba de combustível, combustível, como evitar pane elétrica, eletricidade, evitar pane elétrica, injeção eletrônica, manutenção automotiva, manutenção elétrica, manutenção elétrica automotiva, manutenção elétrica em São Paulo, manutenção elétrica na Chacara Inglesa, manutenção elétrica na Chácara Klabin, manutenção elétrica na Saúde, manutenção elétrica na Vila Brasilio Machado, manutenção elétrica na Vila Clementino, manutenção elétrica na Vila da Saúde, manutenção elétrica na Vila do Bosque, manutenção elétrica na Vila Firmiano Pinto, manutenção elétrica na Vila Guarani, manutenção elétrica na Vila Gumercindo, manutenção elétrica na Vila Monte Alegre, manutenção elétrica na Vila Santo Stefano, manutenção elétrica no Bosque da Saúde, manutenção elétrica no Jardim da Saúde, manutenção elétrica no Jardim Previdencia, manutenção elétrica no Mirandópolis, manutenção elétrica no Parque Imperial, manutenção elétrica no Planalto Paulista, manutenção elétrica no São Salvador, manutenção preventiva, Pane elétrica, prevenir problemas automotivos, sistema elétrico, superaquecimento
2 Comentários
Justo o que procurava sobre defeitos comuns do alternador. Obrigada pelas informações!
Olá Amanda!
Que bom que você encontrou o que estava procurando. É sempre um prazer ajudar.
Agradecemos seu comentário.
Comentários encerrados.