Você já se deparou com a situação de ver a luz da injeção eletrônica acesa no painel do carro e não entendeu o que isso quis dizer? Continue lendo e saiba mais.
O “motorzinho” aceso no painel pode indicar problemas no bico injetor, bobina, velas e até mesmo no catalisador
De repente acende a luz da injeção no painel, aquele motorzinho que se acende ali e você logo fica a imaginar: será algum problema na injeção eletrônica? E você sabe que a luz de injeção acesa, é porque tem alguma anormalidade no motor, que passa a funcionar em regime emergencial.
O sistema de injeção eletrônica substituiu o carburador. Sua principal função é controlar a quantidade de ar e combustível que entra no cilindro.
O volume de combustível, seja álcool, gasolina, diesel ou GNV, a ser injetado depende da quantidade de oxigênio disponível e de outros fatores como pressão, umidade e temperatura. A injeção eletrônica se vale da ajuda de sensores que medem essas variáveis e repassam as informações para a central.
Dados interpretados, a central ajusta, a cada instante, a quantidade de ar e combustível injetada. O mau funcionamento do sistema faz com que a luz da injeção se acenda no painel.
Funcionamento da luz da injeção eletrônica
A luz da injeção eletrônica é representada, no painel, pelo desenho de um motor amarelo.
Sempre que o motorista coloca a chave na ignição e gira, ela se acende. Essa prática acontece para mostrar que a luz está funcionando devidamente. Se ela não acender quando o carro for ligado, pode estar queimada.
Logo após a partida, deve se apagar. Se a luz de injeção fica acesa ou piscando indica que existe algum problema no motor. A luz da injeção eletrônica acende em marcha lenta ou acelerando.
Luz da injeção acesa ou piscando: principais motivos
Alguns problemas comuns deixam a luz de injeção acesa no painel. Eles estão relacionados aos componentes do sistema de alimentação do motor, como defeitos nas velas, nos cabos de velas, bobinas e bicos injetores. Os mesmos problemas podem fazer com que a luz de injeção fique piscando.
É possível também que problemas no sistema de escapamento, como no catalisador ou na sonda lambda – sensor responsável por fazer a leitura dos gases de escape – também levam a luz da injeção a se acender no painel ou piscar.
Outro problema no carro é o mal contato em sensores, que pode fazer com que a luz de injeção se acenda também. Um erro comum que pode causar esse problema é lavar o motor.
Usuários reclamam que é comum observar a luz de injeção acesa nos Volkswagen Gol G5 e Gol G6, e também nos Chevrolet Celta e Corsa. Há muitos relatos também no Ford Ka e no Hyundai HB20.
Como “apagar” a luz de injeção no painel?
Normalmente, é preciso levar o carro a uma concessionária ou mecânico de confiança para que o defeito seja rastreado com um scanner. Com o código de erro, e possível determinar a origem do problema no sistema de alimentação.
Com o reparo feito, a luz de injeção deve apagar sozinha.
Se a luz da injeção acende após abastecimento
Você está dirigindo o seu automóvel e percebe acender no painel uma luz de alerta que é o desenho de um motor (luz da injeção). Esse alerta indica algum problema no catalisador ou nos gases que saem queimados do motor. Nesse caso, o carro deveria ser levado para a oficina para verificar o problema.
Entretanto, se essa luz da injeção se acendeu logo após que você abasteceu o automóvel, às vezes não é necessário levar o carro pra oficina, pois o que provocou o alerta foi o combustível adulterado: gasolina com muito álcool ou álcool com muita água, ou seja, um combustível não reconhecido pela sonda lambda.
Neste caso, procure levar o carro para abastecer, da próxima vez, em um posto de confiança, que seja honesto e o combustível também. Depois de rodar alguns quilômetros, o sensor lambda volta a reconhecer o que estava no tanque e a luz da injeção se apaga.
Posso continuar dirigindo com a luz de injeção acesa?
Diferente da luz de temperatura, luz do óleo, ou mesmo luz da bateria, indicadores de problemas que devem ser resolvidos de imediato, a luz de injeção admite que o motorista dirija o carro até uma oficina sem riscos de danificar outras peças ou agravar o problema.
Mas, se a luz indica problema de funcionamento da central eletrônica, como o carro continua rodando? Porque ela é projetada para entrar automaticamente num módulo de emergência assim que percebe estarem faltando informações para sua operação.
Ela desconsidera as que ainda chegam de outros sensores e estabelece parâmetros fixos, suficientes para o carro rodar até a oficina. Mas com baixo desempenho e elevado consumo e emissões.
Para resolver o problema de forma correta, procure um mecânico de confiança.
Modelos com maior volume de buscas relacionadas
Uma medida que pode sinalizar quais modelos apresentam maior incidência de problemas relacionados a luz da injeção acesa é o volume de buscas no Google. Listamos, abaixo, os 20 modelos mais buscados.
- VW Gol G5
- VW Gol G6
- Chevrolet Celta
- Chevrolet Corsa
- Hyundai HB20
- Ford Fiesta
- Fiat Ducato
- Peugeot 206
- Toyota Hilux
- Fiat Uno Vivace
- Fiat Uno Fire
- Fiat Palio
- Fiat Palio Fire
- Chevrolet Onix
- Mitsubishi L200 Triton
- Fiat Strada
- Peugeot 207
- Honda Fit
- Volvo XC60
- Ford Ka
*Publicada originalmente em 21 de setembro de 2018 às 12:22
Fonte: https://autopapo.com.br/blog-do-boris/luz-da-injecao-acesa-painel/
Imagem: https://www.maosaoauto.com.br/2015/06/luz-da-injecao-acendeu-o-que-fazer/
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2 Comentários
Gostei da informaçao, o meu corsa 1.4 acende essa luz da injeçao mais nao sabia oqui podia ser mais agora ja tenho noçao .
Olá Daniel,
Ficamos felizes que o post tenha ajudado.
Agradecemos sua participação e fique de olho nos próximos conteúdos.
Comentários encerrados.