Para começar, é preciso ajustar os retrovisores e minimizar os pontos cegos; conferir o estado das palhetas também é imprescindível
Ao entrar no carro a primeira preocupação de um motorista deve ser em praticar uma direção segura e garantir assim a sua própria segurança e a das pessoas ao seu redor. Direção é uma tarefa que exige atenção e deve ser executada de forma consciente e responsável.
Muitos são os parâmetros que definem uma direção segura: a condição mecânica do carro, a experiência do motorista, os dispositivos de ancoragem, os pneus… E a visibilidade. Para auxiliar o condutor com esse último critério relevante, listamos sete dicas para melhorar a visibilidade no carro.
-
Diminua os pontos cegos
Os pontos cegos se caracterizam, de acordo com o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), como a obstrução do campo de visão. Eles se diferenciam de acordo com os modelos de automóveis e podem ser encontrados nas colunas do veículo (frontal, lateral e traseira), nas áreas envidraçadas, pelo posicionamento e área dos espelhos retrovisores, por bloqueios visuais dos encostos de bancos ou do estepe na tampa traseira.
Para diminuí-los, é preciso ajustar corretamente os retrovisores. Ensinamos como fazer isso:
Os espelhos laterais devem ficar mais abertos, de um modo que o motorista chegue a visualizar apenas uma parte muito pequena das laterais do próprio veículo. O retrovisor centra, como o próprio nome diz, deve estar centralizado em relação ao vidro traseiro.
“Para ajustar os espelhos, é preciso colocar o banco do motorista na posição ideal para a condução, levando em consideração o ajuste de encosto, a distância do volante e, se o carro possuir, ajuste de altura”, explica a assessoria do Cesvi.
Nunca coloque objetos e bagagens em regiões que comprometem a visão do motorista. Esses elementos devem ser guardados no porta-malas ou no porta-objetos do carro.
-
Respeite as regras para utilização das películas
Películas muito escuras comprometem a visibilidade e colocam e risco os ocupantes do veículo e terceiros, principalmente à noite. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por meio da resolução 254, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a “transmissão luminosa” através do vidro dianteiro não deve ser inferior a 75%. Ou seja, a película pode bloquear no máximo 25% da luz. No para-brisa, o filme também deve ser incolor.
Os vidros laterais, por sua vez, podem ser um pouco mais escuros. A transmissão luminosa pode chegar a 70%, bloqueando-se 30% da luz externa. Deixar de seguir as regras, além de comprometer a visibilidade no carro, pode custar uma infração grave, com multa e retenção do veículo para regularização.
-
Aprenda a desembaçar os vidros
Vidros embaçados são uma questão frequente em dias de chuva ou de muito frio. Para enfrentá-la, o motorista pode utilizar o desembaçador traseiro e utilizar o sistema de ventilação à seu favor.
Se você tem um carro com ar-condicionado, o processo para melhorar a visibilidade no carro é bem simples. Basta acioná-lo, pois ele ataca diretamente a causa do embaçamento ao retirar a umidade do interior do veículo. Outra opção é o ar quente, que irá secar o vidro, mas não impedirá que ele fique embaçado novamente.
Nunca use a mão ou o braço para desembaçar os vidros. A gordura da pele só irá piorar a situação.
-
Confira o estado das palhetas
O alerta do Cesvi tem razão de ser. Quando as palhetas estão ressecadas, perdem a eficiência de escoar a água, o que também prejudica a visibilidade no carro.
-
Verifique com frequência seus faróis e lanternas
A boa visibilidade no carro também depende da iluminação. Por isso, verifique todas as lâmpadas do automóvel e confira a regulagem dos faróis. Faróis regulados possibilitarão melhor entendimento da pista, das sinalizações, de outros veículos, obstáculos e de quaisquer surpresas que possam surgir ao seu redor.
Além disso, as lâmpadas queimadas podem pesar no seu bolso.
-
Vá ao oftalmologista com frequência
Em algumas situações, o automóvel está com os ajustes adequados, mas o motorista ainda não consegue enxergar bem. Não há outra opção que não consultar um oftalmologista.
-
Seguiu todos os passos e a visibilidade no carro ainda não te passa confiança?
Recorra a outras tecnologias. Câmeras para marcha à ré e manobras, sensores de presença e até mesmo sensores nas laterais que informam o motorista quando há um outro veículo em seus pontos cegos certamente vão ajudar.
Fonte: https://autopapo.com.br/noticia/dicas-melhorar-visibilidade-no-carro/
Tags : automóvel, carro, desembaçar vidros, dicas automotivas, dicas para dirigir, direção, direção responsável, faróis, faróis automotivos, lanterna, melhorar visibilidade, palhetas automotivas, para-brisa, película de vidro, película de vidro automotivo, ponto cego, pontos cegos, segurança automotiva, segurança no carro, veículo, visibilidade do carro