Ranking de testes: aceleração e consumo de subcompactos
VW Up! com motor TSI ainda é o mais rápido e o mais econômico entre os subcompactos
Um degrau abaixo dos hatches compactos (como Gol, Uno, Onix e Ka), os subcompactos são uma categoria relativamente nova no Brasil. Na prática, o segmento possui apenas quatro integrantes: Volkswagen Up!, Fiat Mobi, Renault Kwid e Chery QQ.
A seguir, listamos apenas os testes feitos com conjuntos mecânicos distintos para cada modelo.
No caso do Up!, foram testados o 1.0 MPI manual, 1.0 MPI automatizado (i-Motion) e 1.0 TSI manual. Para o Mobi, foram consideradas as motorizações 1.0 Fire manual, 1.0 FireFly manual e 1.0 Firefly automatizado (GSR). Já o Kwid e o QQ são oferecidos numa única configuração.
Antes de conferir a lista completa, vale lembrar: os testes de QUATRO RODAS são feitos na pista de testes da ZF, a 660 metros de altitude. Os carros vão para a pista com os pneus calibrados a frio, tanque cheio, vidros e entradas de ar fechados e o ar-condicionado desligado.
As medições são obtidas por um sistema de aquisição de dados Racelogic V-Box, mais preciso que o velocímetro do carro (que costuma indicar velocidades maiores que as reais). O combustível utilizado é sempre a gasolina, para que carros flex e não-flex possam ser comparados em condições de igualdade.
O uso do Racelogic V-Box e da gasolina geralmente resultam em números de aceleração inferiores aos obtidos por outras publicações e informes com metodologia diferente.
Além disso, são feitos no mínimo três medições em cada sentido da pista (seis no total), para anular os efeitos do vento. Para o cálculo das médias, descarta-se o melhor e o pior dos resultados.
Aceleração de 0 a 100 km/h (com gasolina)
Posição | Modelo | 0 a 100 km/h |
1 | VW Up! TSI 1.0 MT | 10,78 s |
2 | VW Up! MPI 1.0 MT | 14,88 s |
3 | Renault Kwid 1.0 MT | 14,92 s |
4 | Fiat Mobi 1.0 Firefly MT | 15,67 s |
5 | Chery QQ ACT 1.0 MT | 16,29 s |
6 | VW Up! MPI 1.0 I-Motion | 16,49 s |
7 | Fiat Mobi Way 1.0 Fire MT | 17,27 s |
8 | Fiat Mobi Drive 1.0 Firefly GSR | 18,18 s |
Já o consumo de combustível é um dos assunto mais comentado pelos leitores de QUATRO RODAS. Uma das críticas mais comuns refere-se ao confronto das nossas médias com as que os donos dos carros conseguem obter – ora inferiores, ora superiores às nossas.
O que podemos afirmar: o principal agente nas médias de consumo é o motorista. Por isso, pessoas diferentes SEMPRE irão obter números diferentes no mesmo carro – não apenas por causa da maneira de guiar, mas também devido às variações de terreno, altitude, estado de conservação do veículo e período de rodagem.
Para reduzir ao máximo a influência do motorista em nossas medições, a metodologia de QUATRO RODAS é padronizada, com rotinas específicas que o piloto deve seguir, e sempre realizadas num mesmo local – a pista de testes da ZF em Limeira (SP). Isso elimina as variáveis, e nos ajuda a criar referências a partir das quais diferentes veículos podem ser comparados.
Quando afirmamos que o veículo X fez 12,7 km/l em nosso teste e que o veículo Y fez 11,8 km/l, isso não significa necessariamente que os proprietários dos mesmos carros irão conseguir obter os mesmos números, e sim que, quando submetidos às mesmas condições, o carro X será 7% (ou 0,9 km/l) mais econômico que o Y.Os ciclos de ensaio são exclusivos da QUATRO RODAS e foram elaborados com base nas normas técnicas NBR 6601 e EU 94/14. Para chegar às médias são feitas diversas passagens.
Consumo urbano (com gasolina)
Posição | Modelo | Consumo (urbano) |
1 | VW Up! TSI 1.0 MT | 15.10 km/l |
2 | VW Up! MPI 1.0 I-Motion | 15.0 km/l |
3 | Fiat Mobi Drive 1.0 Firefly GSR | 14.85 km/l |
4 | Renault Kwid 1.0 MT | 14.70 km/l |
5 | Fiat Mobi Drive 1.0 Firefly MT | 14.28 km/l |
6 | VW Up! MPI 1.0 MT | 13.50 km/l |
7 | Fiat Mobi Way 1.0 Fire MT | 11.90 km/l |
8 | Chery QQ ACT 1.0 MT | 11.67 km/l |