Assim como ao dirigir automóveis, a pilotagem de barcos também possui “macetes” que ajudam a melhorar o desempenho e também conservar o barco por mais tempo.
O estilo de pilotagem, seja ele agressivo ou em baixa velocidade, pode afetar diretamente a vida útil do seu barco. Descubra o que fazer e o que evitar.
1 – Quando for navegar muitas horas seguidas, saiba que o melhor horário para sair é antes de o sol nascer, quando o vento normalmente é fraco. E se houver algum problema, você terá o dia inteiro para resolver.
2 – Após muito tempo parados, os cabos de comando do timão e motor podem emperrar. Portanto, antes de sair é preciso lubrificá-los.
3 – No caso de superaquecimento no motor de popa, engate ré e acelere por cerca de meio segundo, para expulsar o que estiver obstruindo a refrigeração. Geralmente dá certo. Outra dica é deixa-lo esfriar em marcha lenta. Se desligar de vez, o cabeçote pode rachar.
4 – Não engate ou desengate o motor de maneira brusca e em direções opostas, porque isso força demais as engrenagens da rabeta.
5 – Se quiser poupar a rabeta do motor, evite acelerar forte nas curvas fechadas.
6 – Se seu barco for a motor, sempre confira o nível do óleo e da água de refrigeração antes de dar a partida, para evitar superaquecimento, um problema bem mais frequente do que se imagina.
7 – Se um motor de centro tiver perda de potência e vibração excessiva, pode ser que o eixo da propulsão tipo pé-de-galinha esteja desalinhado.
8 – Se a rotação do motor subir sem que a velocidade aumente, pode ter algo errado no reversor.
9 – Se o tempo ficar ruim, mantenha o motor do barco ligado e engatado, mesmo que ele esteja parado ou seja um veleiro. Com o motor funcionando, o controle do barco aumenta.
10 – Se o seu motor de popa não atingir a rotação máxima esperada, deve ser porque o passo do hélice está muito longo. Mas, se a rotação ficar acima da prevista, é porque ele está curto.
11 – Converse bastante com os navegadores mais experientes. Além de aprender um pouco mais, você ainda fará novas amizades.
12 – A escolha do tamanho do volante de uma embarcação deve ser baseada no peso dela. Quanto maior for o volante, menor será o esforço nas manobras.
13 – Para navegar, use óculos escuros com lentes polarizadas, porque elas eliminam os reflexos nos para-brisas e na superfície da água e você enxerga bem melhor.
14 – Para não prejudicar a estabilidade do barco, distribua bem o peso a bordo. Quanto menor o barco, mais importante será isso.
15 – Se o seu barco estiver bem carregado e começar a empopar, deve ser por causa do excesso de peso na popa. Abaixe, então, os flapes dos dois bordos, para tentar ´erguer` a popa e manter o barco mais equilibrado.
16 – Ao navegar, não fique de olho só nas informações do painel. Também veja e, principalmente, sinta o mar. Ele sempre tem muito a dizer. Você só precisa saber entender.
17 – As marolas podem ser evitadas ou, ao menos, atenuadas. Basta parar de acelerar bem antes do que estamos habituados. A regra do bom senso determina que, quanto maior o casco, mais cedo se deve diminuir a velocidade.
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